28 de maio de 2003

O PAÍS MAIS LÁ
Sobre outro post, a propósito do nosso país real estar também culturalmente mais "atrasado" foi Jorge Candeias que se manifestou. Sobre a parte em que eu escrevi: "basta ver a luta que em todas as terras um punhado de pessoas cultas e inteligentes trava para promover actividades ligadas ao cinema, à literatura, à música, perante a indiferença da maioria pregada à TVI."

Ó Possidónio, será que há mesmo alguma diferença qualitativa? Não será que é apenas um caso de os punhados serem maiores nos sítios onde há mais gente? "
Caro Jorge,
não sou suficientemente maluco para entrar numa disputa entre a cidade e o campo. Primeiro, porque o Eça e o seu Jacinto já disseram tudo a esse propósito. Segundo, porque o meu coração está mais lá do que cá. E Terceiro... porque o campo está em extinção, comido pelo cimento das cidades.
Mas, respondendo directamente à sua questão, a minha ideia é ser Sim e Não. Sim, é um punhado maior. Não, porque a partir de um determinado número, geram-se sinergias que criam novas ideias, formas de construção originais e que empurram o conhecimento. Diluem o lado atávico que, quer queiramos ou não, ainda está profundamente enraizado para lá de Aveiras. Com as referidas excepções, claro.

Sem comentários: